Uma Paulistana em Orlando

Com o objetivo de informar e entreter, este blog poderá ser seu manual de intruções em Orlando.
Precisa de ajuda com o planejamento de sua viagem?
Quer aproveitar as vantagens das compras em Orlando antes de embarcar ou sem nem ao menos precisar embarcar?
Sente-se perdido nesta cidade maravilhosa, mas completamente diferente de sua cidade natal?
Possui um imóvel em Orlando ou região, mas não consegue tempo para sua administração e manutenção?

Simplificando está aqui para você.
Aproveite....

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Day Care em Orlando


Day Care aqui nos Estados Unidos é o que conhecemos no Brasil como creche infantil.

Como muitos sabem, as escolas públicas nos Estados Unidos são famosas por terem uma Kindergarten, admite apenas crianças a partir de 5 anos de idade.
qualidade de ensino exemplar, porém este, que se inicia no

O que fazer então com as crianças até que cheguem a esta idade? 
Nos tempos modernos e especialmente para imigrantes, não trabalhar não é uma opção.

Para isto existem os famosos Day Care...

São instituições regulamentadas que aceitam as crianças desde os primeiros meses de vida - meses??? - sim, lembro que por aqui não existe licença maternidade remunerada e as mamães que trabalham costumam voltar aos empregos um ou dois meses após o parto.

Estas "creches" são semanalmente pagas e abrigam tanto os "pequenos" que ainda não iniciaram a vida escolar quanto os "um pouco maiores", que apesar de já irem para a escola precisam ficar nos chamados before ou after school*.

O horário de funcionamento de um Day Care é bastante abrangente, iniciando logo cedo pela manhã e terminando no início da noite - existem opções que funcionam em esquema 24 horas, para os pais que trabalham em período noturno - no caso da que escolhemos para meu filho o horário é das 6:30 am até as 6:30 pm e posso deixá-lo desde o momento da abertura até o fechamento ou nos horários que eu preferir - desde que sua entrada aconteça antes das 9:30.

A flexibilidade de horários é algo incrível em um Day Care, porém os limites devem ser respeitados - atrasos na hora de buscar as crianças acarretam em cobranças altíssimas - no meu caso o primeiro minuto de atraso tem uma multa de $20 e cada minuto adicional acresce a multa em $1.
Ou seja, se eu chegar para buscar meu filho as 6:35 pagarei uma multa de ($20+$4) $24.

A creche possui uma quantidade máxima de crianças por instrutora - ou Miss, como chamamos aqui - esta quantidade é estipulada por lei.
Cada sala, separada de acordo com a faixa etária da criança, possui a mesma Miss ou Misses (algumas tem mais de 1 responsável por sala) e atividades próprias - sendo que as únicas atividades que acontecem no mesmo horário são as refeições e "hora da soneca".

As crianças fazem ao todo 4 refeições por dia (café da manhã / suco / almoço / lanche) e têm sua rotina dividida nas atividades: brincadeiras livres / atividades educativas / roda de conversa / brincadeira externa / soneca.
Nenhum day care dá banho nas crianças e cada um possui seu próprio cobertor e lençol para a hora da soneca.

Quanto as refeições, existe uma grande variedade, pois algumas creches dão as refeições, enquanto outras pedem que cada criança leve a  sua própria - quando estava buscando uma para meu filho, todas as que visitei ofereciam todas as refeições e não permitiam que nada fosse trazido de casa.

Os alimentos variam entre leite, pão, legumes, verdura, arroz, macarrão, frango, carne, sopas, futas e doces.

Todos os dias perguntamos ao pequeno o que ele comeu e ele sempre diz algo diferente, inclusive se ele comeu ou não - nos dias em que ele não está muito para papo apenas diz: não lembro....kkk

O Estado mantém uma vigilância rígida nas creches e todas passam por inspeções e treinamentos aos funcionários, existem treinamentos de primeiros socorros, bombeiros, nutrição, etc.

De modo geral, antes de escolher visitei cerca de 8 creches próximas a minha casa e acabei ficando com a que mais me passou segurança na visita e conversa que tivemos.



Lá eles oferecem os seguintes serviços:

  • Berçário até VPK (Voluntary Pré Kindergarten - crianças à partir de 4 anos)
  • Before e After School - com transporte
  • Alimentação
  • Ensino bilíngue - Inglês e Espanhol
Os valores da semana variam de acordo com a idade da criança, ficando mais barato de acordo com seu crescimento - Eu pago para meu filho de 3 anos $110.00 por semana.

O After School que o Day Care oferece é um período de extensão ao horário regular das escolas públicas. 
Como aqui nos Estados Unidos, as aulas costumam ir até as 3 ou 3:30 pm os pais que trabalham costumam pagar aos Day Care para que fiquem com seus filhos até um horário mais estendido.
A instituição busca as crianças matriculadas em seus programas de After School nas escolas e as leva ao Day Care, onde elas fazem um lanche, terminam seus deveres e participam de atividades
diversas.
O Before School é o mesmo que o After School, porém para casos em que os pais precisam deixar a criança antes do horário de início das aulas. Nesta opção a criança come um café da manhã e é levada pelo Day Care até sua escola regular.
 

Como foi o processo de matrícula?

Bastante simples...
Após visitar a instituição e conversar com as Misses, recebi uma ficha para preencher em casa e trazer no dia seguinte, juntamente com o Medical e Shots Record.
A ficha continha informações básicas, como: nome, endereço, data de nascimento, nome dos pais, telefones de contato, contatos para emergência, nome e fotografia das pessoas autorizadas a buscá-lo, alergias, cirurgias, doenças pré-existentes, etc - Nada de assustador e informações basante completas.
O Medical e Shots Records tiramos no Centra Care mais próximo de casa. Não precisamos marcar horário e apenas explicamos na recepção que precisávamos dos documentos para matrícula nas escolas que eles já sabiam o que fazer.
O médico examinou meu pequeno, fez aquelas perguntas normais para saber de seu histórico de saúde até então e traduziu sua carteira de vacinação.
O custo disto tudo foi - pasmem - $25.00 

No final da consulta recebemos seu Medical and Shots Record para entregarmos na escola.

No dia seguinte entregamos os papéis com as xerox de nossos passaportes e pagamos a primeira semana de aulas.

Nosso pequeno entrou e só o vimos novamente na hora de buscá-lo.

Como vêem o processo é muito simples. Não é exigido nenhum tipo de visto específico, nem documentos com tradução juramentada - como a educação é um direito da criança e dever dos pais os processos de matrícula são mais simples e sem burocracias.


Como foi a adaptação?

Meu filho já chorava para ir a escola no Brasil, aqui não foi nada diferente. Nos primeiros dias ele chorou mais e em alguns saíamos de casa com ele já chorando.

Agora, porém, as coisas já melhoraram e ele só faz aquela manha comum na hora de entrar.

Nas primeiras semanas ele dizia que não havia brincado com nenhum amiguinho, pois todos falavam inglês e ele não, hoje porém, 4 meses depois ele já conta muito mais de suas aventuras inclusive nomes de coleguinhas - ele ainda não fala tudo em inglês, mas já entende e mistura algumas palavras - será questão de tempo até que o idioma fique fluente.

Eu constantemente pergunto para sua Miss como ele tem ido. No início ela dizia que durante o
dia ele chorava um pouco pedindo por mim, mas que agora nem se lembra mais de me chamar e que chega até a ser difícil separá-lo das brincadeiras quando eu chego para buscá-lo.

Ela também me diz que ele vem, a cada vez mais, participando e interagindo com as crianças, que fala mais e tem amigos. Ela se impressionou até com sua melhora para comer.




Da parte dele, todo dia ele volta para casa animado, contanto o que fez, o que comeu e o que brincou.
E toda a semana recebo suas atividades....

Ainda temos muito o que caminhar, mas na idade dele tudo fica muito mais fácil - tanto no que diz respeito a adaptação à mudança, quanto ao idioma.


O que mais me impressionou no sistema de ensino:

Achei incrível que, logo cedo, eles iniciam o processo do alfabetização. Meu filho já reconhece algumas letras, números e formas - toda semana o foco é em uma letra e número diferente, assim como as palavras que iniciam com cada letra - vejo isto nas atividades dele que recebo toda semana, além do seu desenvolvimento - brincamos de encontrar as letras no caminho de volta para casa e ele sempre me surpreende identificando alguma letra no nosso dia a dia.
Também me chamou a atenção as rodas de conversa que eles fazem diariamente. Nelas a cada semana se discute um tema e todos participam, o que incentiva aos pequenos na formação de raciocínio, assim como a respeitar o colega.


O que você deve lembrar na hora de escolher um Day Care:

- Visite no mínimo 5 instituições
- Converse com a maioria dos profissionais do local
- Converse com alguns pais que encontre na visita para saber o que acham do local
- Observe as crianças que entram e saem
- Repare se o local é seguro: fechaduras eletrônicas, extintores de incêndio, saídas de emergência, validade dos certificados, cozinha, playground, salas
- Localização: prefira uma creche próxima a sua casa
- Alimentação: pergunte que tipo de alimentos oferecem às crianças
- Rotina: pergunte qual a rotina que seguem
- Verifique valores semanais, horários, multas e adicionais
- Anote os documentos exigidos
- Tenha sempre os telefones do local atualizados e de fácil acesso.

O mais importante é você se sentir segura com o local e com os profissionais que cuidarão do seu filho, portanto não se preocupe, você não precisa colocá-lo na creche mais cara da cidade, basta que tenha segurança.

Lembrando que as informações que passei são baseadas nas experiências que vivi, de acordo com as normas do Estado da Flórida.

Ainda ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários...



Nenhum comentário:

Postar um comentário